ARTE,TRABALHO E ALEGRIA

Experiências para trabalho escolar na área de artes plásticas.Podem ser realizadas na educação infantil ou  primeiras séries  do ensino fundamental.

Objetivos específicos diretamente relacionados com as atividades de artes.
_Apreender trabalhar em pequenos grupos, fazendo uso de material em comum as crianças do grupinho.
_Saber expressar-se de  maneira criativa e original através do desenho, pintura, recorte , modelagem, entre outras formas de artes.
_Adquirir bons hábitos ao trabalhar::respeitar os amigos,cuidar do material, usar e guardar.

Observações sobre as técnicas usadas

O educador deve explicar como fazer, mas não realizar pelo educando.O resultado da técnica ´~ao é o fundamental,mas  o processo envolvido na prática,no saber fazer.Para pintar,modelar,recortar,etc, existe v







árias técnicas,materiais e metodologias de trabalho,importante é adaptar a faixa etaria,ambiente e necessidades das crianças. A técnica não é um fim  em si, mas um instrumento utilizado para atingir  os objetivos da expressão plástica.

SUGESTÕES de TÉCNICAS

DESENHO
O desenho é a forma  mais simples e natural para a criança  expressar sua criatividade a partir da idade de 1ano e sete meses de idade. Na experiência podemos usar,lápis-cera, lápis carpinteiro, lápis preto comum,canetinhas coloridas bico fino ou grosso,,papel ofício 40K,papel ofício fino branco ou colorido.Fazer uso de diversos tamanhos,menor a criança maior o papel(papel de 30x48cm  e de 30x24cm)No inicio o desenho com estes recursos representam a evolução do grafismo infantil,que deve ser estimulado diariamente na escola.

Desenho com lápis-cera no papel ofício sobre talagarça.Crianças maiores.
O desenho é produzido sobre a talagarça,causando um efeito diferenciado no papel.O trabalho exige da criança uma maior firmeza no traçado,devido o lápis não correr facilmente sobre a mesinha.

Desenho-mosaico
nesta técnica a criança vai passeando com o lápis sobre o papel ofício.Terminando o passeio, ela deverá verificar os espaços fechados e preenchê-los, pintando ou fazrndo bolinhas e estrelinhas.

Desenho surpresa com anilina
Neste desenho a criança não vê o que está está desenhando.Ela desenha no papel ofício com o lápis de cera branco. Não se vê quase o desenho.Terminando o trabalho, ela vai passando a anilina dissolvida em água e descobrindo o seu próprio desenho.

Desenho na lixa com lápis de cera
Desenhar sobre lixa para madeira número zero ou um, com lápis cera. A textura é diferente, a criança sente a aspereza, e o lápis, ao passar,marca fortemente o traçado.

Pintura
As crianças sentem prazer rm lidar com as tintas e os pincéis.,o professor deve estar consciente da faixa etária da criança.A criança menorzinha não conseguirá estruturar formas ou cenas e o que apresentarão ao final do trabalho serão borrões coloridos mediados pela evolução gráfica infantil.

Guache:Para ficar com uma cor viva e boa consistência,prepara-se guache com goma-arábica, um pouco de água e uma colher de glicemia.

Pintura com brocha:Brocha é pincel redondo. Molha-se a brocha na tinta guache e bate-se várias vezes sobre o papel ofício.Consegue-se um efeito muito bonito.
Poderá ser utilizada para produzir papel depresente,quando feita em papel de embrulho.

Pintura de sopro:Usa-se  um canudinho de refresco euma porção de tinta guache ,na cor que esclher,uma ou mais cores.Soprar no canudinho sobre as tintas e verificar  os efeitos,que surpreende as crianças.

Nanquim e gomo arábica:Cobrir a cartolina com  goma-asábica, antes que seque, pingar tinta nanquim com con-gotas.A tinta fica espalhada na goma-arábica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário