Histórias de vida

A experiência dos relatos de vidas na sala de aula,foi vivenciado na Universidade Estadual do Ceará e Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA),durante o estágio supervisionado de educação para professores e também estudantes nas aulas de Estudos Sociais,quando estudamos geografia e história.Os textos são produzidos no formato LIVRO DA VIDA, para situar o academico como sujeito da história.O resultado final deste tipo de trabalho-pesquisa pessoal,é excelente,e aprovado pelos estudantes.
Nesta mostragem,apenas alguns dados dos textos escritos,mas sem identificar o estudante.Cada pesquisa se transformava em um lindo livro com fotos,textos em poesias,musicas,etc.Tudo que lembrava a vida real.
"A vida é o lugar da educação e a história de vida o terreno no qual se constrói a formação.Por isso, a prática da educação define o espaço de toda a reflexão teórica.(...)A análise dos processos de formação,entedidos numa perspectiva de aprendizagem e de mudança,não se pode fazer sem uma referência explicita ao modo como um adulto viveu as situações concretas do seu próprio percurso educativo."(Dominicé:1990;167).
Em foco trechos de algumas histórias de vida.
"Em forma de poesia
oferecemos com orgulho e harmonia
momentos importantes
que marcaram confiantes
as nossas vidas transbordando de alegria.
Entusiasmo e euforia
Fazendo-nos sempre crer.
è que entre erros e acertos,alegrias e tristezas
sempre buscamos com certeza
Que na vida precisamos transceder. .....
Esta poesia poderá ser identificada a equipe,pois trata-se de um oferecimento e nada pessoal.
Os academicos foram:Ana Maria,Carolina
Outro relato."Este trabalho foi uma oportunidade dada pela professora Mavanier,na aula de História,onde aprendemos que esta disciplina só acontece porque nós existimos e somos sujeitos da própria História."
"No dia 11 de novembro de ....,nasce.................,ao entardecer de uma quarta-feira,sapeca e feliz,nossa personagem começa a dar os primeiros passos para uma vida gloriosa..."
"A primeira escola na qual estudei aos 6 anos de idade foi Escola de 1º grau Marechal Juarez Távora.Sempre fui uma criança danada,muito impossivel.Minha 1ª professora foi a tia Regina,nunca vou me esquecer,porque ela é uma professora especial.Tratava todas as crianças com amor e carinho.(...)"
"Nessa semana,fiz um mergulho no túnel de minha história e descrevo aqui parte da jornada de minha vida.Relato desde o meu nascimento até os dias atuais.Há várias fases:infancia,adolescencia,vida escolar,vida adulta,casamento,filhos e meu curso de pedagogia.Tudo isso dentro de um contexto histórico.(...)"
"....O ano de 1974,foi um ano muito difícil para os moradores da minha cidade,pois o inverno foi rigoroso e Jaguaruana ficou toda alagada.Tinha muitos desabrigados que lotavam colégios,igrejas e até o mercado público foi usado como abrigo."...
"Em janeiro de ....,nove anos depois de meu casamento civil com o ..........,resolvemos realizar o matrmonio religioso.(...)No mês de maio participamos do ECC(encontro de casais com Cristo) da Igreja de Nazaré,no Montese.Foi uma experiência enriquecedora e inesquecivel! então resolvemos continuar nesse movimento religioso que visa o equilibrio da familia.(...
"No dia 1º de maio de ...,na cidade de Trairi-Ceará(cidade de beleza primitiva do norte,imensas dunas douradas,açoitadas pelo mar selvagem,ao sul,o rio de águas cristalinas e doces,circundando a cidade passa devagarinho a sombra dos coqueirás ),nasce,......,filha de..........e de ............,segunda filha do casal.(...)No ano em que nasci ganhamos a Copa do Mundo na Suecia e o povo gritava confiante que com"brasileiro não há quem possa! A baiana Martha Rocha quase venceu um concurso de beleza internacional e a mulher brasileira se tornava a mais bela do planeta.(...)Minha mãe conta que rasguei umas 200 cartilhas do ABC para poder aprender a ler,não gostava...,chorava e rasgava a cartilha novamente.Meu pai disse que fazia uma cartilha de ABC em uma tábua.(...)Aos15 anos ganhei minha primeira calça Jeans,foi o máximo!. E minha festa de 8ºªérie foi no Clube de Regatas na Barra do Cará,eu estava deslumbrante!".
OBS:Na próxima página será tirada mais histórias de vida,da gaveta diginal,aguardem.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário