FCHA DE DIAGNÒSTICO PSICOLÒGICO

Esta ficha foi dada durante o curso de Pós-graduação em Educ.Infantil, na UNIFOR,1983,pelo professor que ministrava a disciplina de psicologia. Enão durante muitos anos de minha vida profissional com crianças da pré-escola e ensino fundamental I, Utilizei a descrição dada para analisar minhas crianças,enquanto professora,coordenadora,diretora de escola.

Ficha de diagnóstico psicológico
1-DESCRIÇÃO DA CRIANÇA.Leia com atenção cada descrição
Cuidadosamente anote a resposta que melhor convier.
Reconhece-se que a descrição não faz justiça à criança como um todo e que nenhuma criança será assim descrita  exatamente.Anote ao lado da  descrição que melhor se adapte. As descrições não excluem uma às outras. É possivel que a uma se aplique uma ou duas descrições. Haverá também crianças para as quais não serve nenhuma dessas descrições.
É possivel que em algumas classes não haverá criança que se enquadre dentro de qualquer descrição. Poucos profissionais, por mais treinados que sejam, podem completar essa avaliação de maneira absoluta.
Não perca tempo, preencha do melhor modo possivel e passe ao diagnóstico seguinte.

1- A CRIANÇA  ESTABANADA
È aquela que pertuba as atividades e o  brinquedo das outras crianças. Ela pode fazer isso empurrando ou mexendo com as crianças que estão ocupadas, ou comk o material utilizado pelas crianças.
2-A CRIANÇA PROVOCADORA
É aquela que tenta deliberadamente irritar a tia. Tenta atrair a atenção da tia fazendo coisas proibidas ou que sabe não serem do gosto da professora (or) Pode recusar a acompanhar as atividades do grupo.Pode dizer palavrões,etc... Ou insultar a tia, destruir o material das classes..., Não reage as repreensões tornando-se melhor.
3-A CRIANÇA ISOLADA
Nunca brinca com as ouyras crianças.Parece não poder iniciar os contatos com outras crianças. Estas a  ignora e ela ignora as outras crianças. Aws outras crianças não a incluem nos seus brinquedos e a criança isolada não faz caso disso.
4-A CRIANÇA MEDROSA E CHORONA
É excessivamente tímida. Chora mais do que as outras crianças.Chora muitas vezes sem razão aparente, parece querer brincar com outras crianças e fazer aquilo que é divertido, mas o seu medo  interfere. Ela parece ser "chorona ou  Filhinha" da mamãe.
5-A CRIANÇA SILENCIOSA
Nunca fala. Usa gestos no lugar das palavras. Parece compreender o  que as outras dizem mas não respondem com palavras, a não ser quando se insiste muito com ela.
6-A CRIANÇA QUE NÃO APRENDE
Não se sai bem  naquilo que lhe é ensinado.Pode fazer esforço, mas não parece melhorar. Tem dificuldade de compreender o que lhe dizem e pode ser necessário repetir muitas vezes. Ela não é tão esperta ou alerta quanto as outras crianças.Geralmente é imatura para sua idade.
7-A CRIANÇA COM PROBLEMA QUANTO A  SEPARAÇÃO
Parece se dar bem, exceto quanto ao principio do dia, em que tem dificuldades. Suas dificuldades são mais nos primeiros dias da escola maternal e depois dos  fins-de-semana ou das férias. No principio do dia  ela diz que não quer deixar sua mãe e que deseja ir para casa junto de sua mãe. Nas tardes, ela se ajusta. A mãe dessa criança vem a sala de aula mais vezes do que as mães das outras crianças e em geral conversa com a tia sobre as dificuldades da criança.
8-A CRIANÇA INFELIZ
A criança está sempre triste. Ela não ri facilmente e parece não gostar das coisas que estão ao redor dela.
9-A CRIANÇA HIPERATIVA
Não pode sentar-se quieta.Anda desnorteada na sala.Se pertuba as as atividades de outras crianças é porque tem atividade demais e faz isso acidentalmente e não por pressão.Algumas crianças hiperativas não andam desnorteadas pela sala. Ocupam-se com atividades motoras  ,gosta de sacudir as mãos ou mexer com os dedos defronte dos olhos, puxando as suas orelhas,balançando-se continuamente. Esse tipi de criança é muito distraida.

Atenção: Estas observações foram da década de 1980,século XX, o conhecimento evolui e a história no seu ritma dinâmico nos mostra, o que era certo ontem, muitas vezes não é mais agora, então para melhor avaliar e conhecer a criança,necessário,estudo e pesquisa do processo ensino-aprendizagem e de comportamento,não  deixando de analisar o meio onde interage e vive cada criança.OK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário