Dinâmicas aplicadas em sala de aula

Servem para exploração de conteúdos, motivando o conhecimento de uma forma lúdica.

1-CAIXA DE SURPRESA
O professor determina um assunto e os alunos estudam individualmente ou em grupo.Prepara com antecedencia uma série de perguntas sobre o tema em estudo e coloca numa caixa.Após o estudo,os grupos tiram as questões da caixinha para serem respondidas no grupão. Vence a equipe que obtiver maior número de pontos.
2-COMÍCIO
O professor determina um assunto para cada grupo.Após o estudo, cada grupo, através de seu relator, apresenta seu tema explicando-o em  todos os detalhes e defendendo-o, como se estivesse discursando. O relator que consegue apresentar bem o tema de seu grupo é  aplaudido por todos.
OBS:Esta técnica é boa,sobretudo, quando um mesmo assunto é entendido de várias maneiras ou apresenta grandes  dúvidas. Os alunos pesquisam  em casa e o relator faz seu discurso bem mais fundamentado.
3_PERITOS E INTERROGADORES
Cada grupo escolhe seus peritos (aqueles que dominam bem determinado assunto).Estes formam uma equipe especial, enquanto os outros estudam o assunto  e selecionam  as dúvidas. Após o tempo previsto, os peritos assumem o comando da classe, apresentam e explicam o tema, tirando todas as dúvidas dos colegas.
4-RÉGUA TAGARELA
O professor ,após o estudo do assunto pelos grupos, coloca os alunos em círculo e entrega uma régua a um dos alunos.Dado o sinal de início, a régua passa, rapidamente,de mão em mão.Dado novo sinal,todos param e o aluno que tem a régua na mão responde a uma pergunta  previamente feita pelo professor.Não respondendo o aluno sai e o círculo vai diminuindo.
5-ENTREVISTA
O professor escolhe um tema qualquer e os alunos se preparam.Pede  a cada aluno para elaborar duas ou três perguntas sobre o assunto em questão.Na  apresentação, escolhe alguns alunos  para constituir a mesa dos entrevistados. Estes devem  responder às perguntas  da banca dos entrevistadores que podem ser  escolhidos pelo  professor ou mediante sorteio.
6-O COBRÃO
Logo após o estudo do assunto, os alunos formam o grupão e um voluntário apresenta-se para responder algumas perguntas formuladas pelo professor. Se o aluno não  sabe responder,ele mesmo aponta um colega para substituí-lo e, assim, sucessivamente.Aquele  que faz maior número de pontos é chamado o "cobrão" da classe.
7-AQUARIUS
O professor apresenta o assunto e escreve no quadro alguns ítens sobre o tema.Um pequeno grupo,formado de 4 alunos,inicia o debate, enquanto os outros,em volta, ouvem atentamente a discussão. Quando um aluno de fora apresenta alguma contribuição é convidado a participar do pequeno grupo.À medida que os alunos participam do debate, o grupo menor cresce,comprovando assim o nível de participação dos alunos.
8-EQUIPE$ 10
O professor distribui a cada grupo um número determinado de exercícios.Dado o sinal.Eles começam a resolvê-los.Depois do tempo previsto,o professor recolhe os exercícios e redistribui com os alunos para  toda classe  participar da correção. O grupo que faz maior número de  exercícios corretos é considerado a "equipe 10" da classe.
Todas estas dinâmicas podem ser adaptadas para o Ensino Fundamental ,Ensino Médio e Universidade.

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