SALA DE AULA-Construtivismo e tradição

NOTA: Este texto foi debatido na sala de aula-Formação de Professores-Universidade Estadual Vale do Acaraú- pela professora Mavanier,objetivando informar mais os alunos-professores,sobre o tema em questão.

O texto foi sobre:Princípios básicos e aplicação desses princípios na prática docente.
Na aplicação fez-se uso da seguinte metodologia:O texto foi xerocado em duas vias,uma com os princípios e outra com a aplicação. Para uma turma de 40 educandos,utilizada 20 circulos na cor vermelha e 20 na cor azul.Os circulos foram colocados no chão ,misturados.Escolhida as cores ,cada aluno-professor,recebia o seu texto de estudo;princípios ou aplicação e reunidos realizavam a leitura em grupo
para posterior discussão no grupão.

Principios básicos
1)proposta construtivista:A inteligência é um processo.Fica-se inteligente porque se aprende.
1)proposta tradicional: A inteligência é um dom.Só os que são inteligentes aprendem.

2)proposta construtivista:A aprendizagem é contínua em todos os momentos do dia a dia e a escola incorpora o que vem das experiências fora dela.
2)proposta tradicional:Na escola é o professor que dá a materia.

3)proposta construtivista:A aprendizagem é essencialmente perpassada pelo outro,pelo grupo,pelo social.
3)proposta tradicional:A aprendizagem é concebida como atividade individual.

4)proposta construtivista:Aprende-se resolvendo problemas.
4)proposta tradicional:Coleciona-se informações nos moldes de uma conta bancária.

5)proposta construtivista:Aprende-se a partir do mergulho amplo nos elementos que interessam a um problema.
5)proposta tradicional:Memoriza-se linearmente pedaço por pedaço dos conteúdos.

APLICAÇÃO DOS PRINCIPIOS
1)construtivismo:Centra a responsabilidade precípua da escola nas tarefas de ensino-aprendizagem.
1)tradicional:Dilui a missão da escola na gurda e assistência e na falsa tentativa de dar solução às carencias sócio-econômicas da população.

2)construtivismo:Prevê e organiza a integração social-estudo em grupos democraticamente construídos-trocas entre os participantes.
2)tradicional:Os alunos sentam-se uns atrás dos outros e o silêncio é obrigatório.

3)construtivismo:O erro construtivo é permitido,previsto e desejado.
3)tradicional:É proibido se equivocar, crendo-se com isso evitar a fixação do erro.

4)construtivismo:Avalia-se para planejar a didática no início e durante todo o trabalho.
4)tradicional:Avalia-se para aprovar ou reprovar no final do trabalho.

5)construtivismo:Para criança de 0 a 6 anos oferece aprendizagens cognitivas,afetivas e sociais.
5)tradicional:Considera 7 anos a idade da razão e antes disso estimula-se o desenvolvimento.

OBS:Após leitura dos grupos,apresentação no grupão e oportunidade para uma reflexão pessoal sobre a sua formação estudantil e profissional,encaixando-a nos pontos construtivista e tradicional. Até a próxima página,depende daquilo que for encontrado na gaveta,OK!....

Nenhum comentário:

Postar um comentário