Ficha de observação-criança de 5 e 6 anos de idade

Nome__________________________________________
Data do nascimento________________________________________

Ítens observados e datas da observação

I-Desenvolvimento Físico Motor
1.1-Pula amarelinha sem pedra______________

1.2-Desenha com intenção definida,Anunciando o que vai fazer_______________

1.3-Desenha figuras reconhecíveis desconexas___________________

1.4-Domina a bola com as mãos____________

1.5-Compreende o que é dito ao grupo______________

1.6-Investiga, procurando satisfazer sua curiosidade_______________

1.7=Distingue e nomeia cores________________

1.8-Distingue tonalidades________________

IIDesenvolvimento Sócio-Emocional

2.1-Assume responsabilidades_______
2.2-Participa de brincadeiras em grupo______
2.3-Sente necessidade de ser apreciada_______________

III-Desenvolvimento Mental
3.1-Pronuncia clara e corretamente as palavras___________
3.2-Dá recados_______
3.3-Memoriza canções e poesias_____________
3.4-Fala de coisas ausentes_____________
3.5-Narra pequenas experiências pessoais_____________

IV-Formação de hábitos

4.1-Escova os dentes e come sozinha,com precisão de movimentos_____
4.2-Coopera na limpeza e na arrumação da sala de aula_______________

Legenda:Sim() Não() Mais ou menos() Não observado ()


Ficha de observação-6 anos

Nome__________________
Data do nascimento_____________________
Ítens observados e data das observações
I-Desenvolvimento Fisico-Motor
1.1-Pula amarelinha com pedra_______________
1.2-Desenha cenas completas______________
1.3-Reconhece conjuntos de até 5 objetos, sem contagem__________________
!.4-Domina a bola com os pés___________
1.5-Anda sobre uma linha reta_________
1.6-Distingue e nomeia tonalidades______
1.7-Utiliza com habilidade a tesoura e as ferramentas da carpintaria___________

II-Desenvolvimento Sócio-Emocional
2.1-Empresta seus objetos com boa vontade___________
2.2-É independente na realização das atividades_________
2.3-Participa efetivamente de grupos definidos___________
2.4-Pede auxílio ao adulto sem constrangimento______________
2.5-Espera a sua vez________________

III-Desenvolvimento mental
3.1-Utiliza a linguagem com desembaraço_________
.conta estórias______
.narra esperiências_________
.formula perguntas______
.argumenta______
3.2-Interessa-se por palavras novas______
3.3-Tem noções de hoje,ontem e amanhã_____________

IV_Formação de hábitos
4.1-Lava as mãos e toma banho sozinho______________
4.2-Arruma e limpa a sala,sozinha____-
4.3-Ajuda os menores em pequenas tarefas_____________

NOTA:A legenda de observação é a mesma da criança de 5 anos.
Todas as perguntas de 3,4,5 e 6 anos,foram elaboradas na decada de 1970,pela Doutora em psicologia Isolda Castelo Branco, para O Centro de Arte e Recreação Picapau Amarelo,em Fortaleza.Tiro da gaveta e anexo na gaveta digital,porque as mesmas fizeram partes da minha vida de professora nesta instituição,e foram anexadas ao meu portfólio de educação.Pelo valor e atualidade ,espero está cooperando com novas gerações de educadores infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário